Bombeiros realizam palestra na SIPAT da FIAT

Nesta terça-feira (03), o 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba realizou uma palestra na Semana Internacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da concessionária Venture FIAT, em Ituiutaba.

A SIPAT é uma semana voltada para orientação e reflexão quanto à segurança e qualidade de vida do funcionário, sendo realizada uma vez por ano. Os bombeiros ministraram a palestra com temas diversos na área de prevenção e atuação em acidentes. Primeiros Socorros com a exposição prática da manobra de Heimlich, para o desengasgo tanto de adultos, quanto de crianças e recém-nascidos. Além da execução correta da reanimação cardiopulmonar.

Na parte de Combate a incêndio foram trabalhadas as classes, com foco na extinção de incêndio em óleo, demonstrando vídeos a respeito do combate incorreto com água, causando o Boil Over, maximizando os danos e ampliando o incêndio. A maneira correta de realizar o combate com a utilização de um pano úmido por cima do recipiente para impedir que o oxigênio alcance as chamas, e assim extinguir o incêndio foi demonstrado.

Na prevenção, foi explicada a importância do hidrante de recalque na empresa, além dos hidrantes e extintores de incêndio estarem em locais visíveis, de fácil acesso e desobstruídos. Foi conversado sobre algumas ocorrências destaques na cidade, com as dúvidas e questionamentos dos funcionários. O Corpo de Bombeiros incentiva a atuação preventiva, diminuindo ou mesmo evitando os riscos e danos de acidentes.