Operação VerdeBrasil: CBMMG envia militares para combater incêndios florestais na Amazônia

Na manhã de hoje (05), 20 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas (CBMMG) embarcaram no Aeroporto da Pampulha, por volta das 10h, em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), para o município de Novo Progresso, ao sudoeste do Pará, para atuar no combate a incêndios florestais na região da Amazônia Legal.

A previsão de permanência da tropa na Operação é até o dia 20 de setembro. O CBMMG atende determinação do Governo de Minas, que foi mobilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para apoio às ações de prevenção e combate a incêndio florestal na Amazônia Legal, em apoio às Forças Armadas e Órgãos Ambientais Federais.

Os bombeiros militares embarcados levam equipamentos de combate a incêndio florestal, como: sopradores, abafadores, bombas costais (uma espécie de mochila que armazena 20 litros de água para combate ao fogo), drones de monitoramento, tecnologias de geoprocessamento e aparelhos GPS (Sistema de Posicionamento Global).

O Corpo de Bombeiros trabalha com um planejamento que permite a atuação de nossos militares em missões não previstas, sem causar qualquer prejuízo no atendimento às demandas de nosso estado, honrando assim com o sistema de cooperação entre os estados e a União. A exemplo da Operação Moçambique e também da Operação Brumadinho que, permanece até hoje, as demandas de rotina não sofreram qualquer alteração.

Os cenários complexos e dinâmicos que envolvem catástrofes e grandes sinistros são oportunos para demonstrar o valor de uma tropa bem treinada e capaz de atuar em atividades diversas, reforçando sempre o nosso mote de proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio.