CBMMG celebra 108 anos de compromisso com a sociedade mineira

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) celebrou nesta manhã (30), os 108 anos de existência de uma das corporações mais respeitadas do país. Ano em que a instituição foi motivada a demonstrar sua força e competência frente aos grandes desafios que figuraram no cenário mineiro e também no exterior.

Razões que levam a Corporação a comemorar as conquistas neste dia, mas também reafirma a certeza de que é preciso renovar constantemente o pacto em favor da vida. Por isso, os 108 anos do Corpo de Bombeiros foram memorados em grande estilo na solenidade realizada no Complexo Pampulha.

Oportunidade de honrar aqueles que foram fundamentais na construção dessa história por meio das medalhas da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II e do Mérito Profissional. A Medalha da Ordem do Mérito do Imperador Dom Pedro II é a condecoração de maior honraria do CBMMG. Excepcionalmente, na data de hoje ela foi concedida também a 14 Corpos de Bombeiros das unidades federativas que apoiaram as atividades de busca e salvamento em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho.

A Medalha do Mérito Profissional, destina-se a agraciar atos de bravura e ações meritórias ou relevantes serviços prestados a corporação, por militares da ativa ou veteranos (da reserva ou reformados) do Corpo de Bombeiros.

Um dos momentos marcantes da solenidade foi a reflexão sobre a maior operação de busca e salvamento já realizada no Brasil, em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho. Circunstância em que foi destacada a fundamental cooperação entre Corpos de Bombeiros de diversos estados do Brasil.

A emoção do evento ficou por conta da apresentação da Bombeiro Instrumental Orquestra Show (Bios), em pareceria com as cantoras Nanda Almeida e Bruna Ladeira, que entoaram a canção “Soldados do silêncio”, em homenagem ao CBMMG.

A solenidade contou com a presença do Governador, Romeu Zema, de Comandantes-Gerais de outros Corpos de Bombeiros, Secretários de Estado e representantes de instituições militares e civis. Para encerrar em grande estilo, a tropa desfilou e exibiu as várias frentes de atuação que compõem a corporação.

Confira mais fotos da solenidade!