Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Corpo de Bombeiros promove o Encontro da Comunidade de Bombeiros - ECOBOM

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no Auditório JK, localizado na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou o Encontro da Comunidade de Bombeiros (ECOBOM).

A abertura da atividade contou com a presença do Comandante-Geral do CBMMG, Coronel Edgard Estevo da Silva, do Chefe do Estado-Maior da Corporação, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, do Chefe da Diretoria de Reparação e Desenvolvimento da Vale, Marcelo Klein, e de militares do Corpo de Bombeiros.

O evento, que abordou temas atuais e relevantes para a atividade operacional do Corpo de Bombeiros, teve a presença de palestrantes nacionais e internacionais.

Nesse ano, o tema do ECOBOM foi “Operações Complexas”. Durante as palestras, foram abordados cases de ocorrências que se destacaram por sua complexidade ou repercussão, novas tecnologias, procedimentos operacionais utilizados nos diversos Corpos de Bombeiros dos estados brasileiros e de vários países ao redor do mundo, visando a disseminação de conteúdo e a aprendizagem organizacional.

Além de palestras, também foram realizados no Complexo Pampulha e no Campus 2, da Academia de Bombeiros Militar (ABM), workshops com os temas: Atendimento Pré-Hospitalar e Combate a Incêndio Urbano, Corte de Árvores e Portaria 33 (Regularização de Brigadas de Incêndio), destinados à difusão de novas tecnologias e novas doutrinas operacionais.

Ontem (28), na parte da manhã, José Felipe Carneiro transmitiu a palestra “Fermentando sonhos”, na qual compartilhou o case de sucesso da cervejaria Wäls, e de como transformou o sonho de um filho de padeiro à sociedade com a maior empresa do mundo. Em seguida, o Assistente de Comando no Departamento de Operações e Planejamento de Incêndio, áreas de combate a incêndios florestais e Sistema de Comando de Incidente do Chile, Rodolfo Valdívia, transmitiu palestra sobre incêndios florestais no Chile.

À tarde, o Major do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná e comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático, Daniel Lorenzetto, ministrou palestra sobre equipes especializadas em ocorrências de alta complexidade. Seguindo a programação, foi a vez do Coronel QOR da Polícia Militar de São Paulo, Rodrigo Thadeu de Araújo, que falou sobre Tanatologia aplicada a condições de buscas complexas. Ao final, foi realizado o lançamento do livro “Gestão em Rede: para redução e resposta de acidentes e desastres por meio da expansão dos Corpos de Bombeiros”, do Comandante do 5º COB, Coronel Alexandre Humia Casarim.

Hoje (29), no período da manhã, Sérgio da Silva, funcionário das Nações Unidas e que atualmente trabalha no Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) como parte dos serviços de coordenação civil-militar (CMCS), transmitiu palestra sobre “Gestão de Desastres OCHA/ONU”. Na sequência, o Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, Walter Parizotto, falou o emprego de cães em desastres.

Na parte da tarde, o Major do CBMMG, Rafael Neves Cosendey, especialista em Gestão de Proteção e Defesa Civil (CEGEDEC) e Comandante da primeira missão internacional da Corporação, falou sobre as experiências da Operação Moçambique.

Ao final do ECOBOM, aconteceu uma mesa redonda sobre as atividades de busca e salvamento em Brumadinho com a presença do Chefe do Estado-Maior do CBMMG, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, da Assessora de Assistência à Saúde da Corporação, Coronel Andréia Geraldo Batista, do Comandante do 8º BBM, Tenente-Coronel Anderson Passos de Souza, do Tenente-Coronel Adriano, do representante da Polícia Civil, Dr. Ricardo, e do Chefe da Diretoria de Reparação e Desenvolvimento da mineradora Vale, Marcelo Klein.

 

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta