CBMMG acompanha teste sonoro no Complexo Minero Industrial em Serra do Salitre

No dia 20 de agosto, o Décimo Segundo Batalhão de Bombeiros (12º BBM), de Patos de Minas, por meio da 1ª Cia BM e 2º Pelotão BM da cidade de Patrocínio, visitou a empresa Yara Brasil Fertilizantes, no Complexo Minero Industrial na cidade de Serra do Salitre.

A atividade foi realizada em conjunto com a Defesa Civil de Patos de Minas e membros do Comitê Cidade Resiliente e faz parte das ações preventivas desencadeadas nos municípios da região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro para a Campanha Mundial das Nações Unidas e da Estratégia Internacional para Redução dos Riscos de Desastres (UNNDR).

Esse trabalho, intitulado "Construindo Cidades Resilientes, Minha Cidade está se Preparando", tem o papel de prevenir e identificar possíveis riscos e ameaças, objetivando reduzir os riscos de desastres na região, principalmente aqueles decorrentes do funcionamento de barragens nesses locais, cadastradas na Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

Na parte da manhã, após a instalação de sete torres no complexo minero industrial, foi realizado um teste sonoro das sirenes. Equipes da empresa foram alocadas nos pontos de reunião para encontro, a fim de testar a amplitude sonora das sirenes.

Na parte da tarde, foi apresentado pela empresa o Plano de Ação de Emergências para Barragens (PAEBM) e o Plano de Contingência do Complexo Minero Industrial, que já foi devidamente protocolado na Defesa Civil em Patos de Minas, bem como no 12º BBM e, também, no 2º Pelotão BM, em Patrocínio.

Além disso, a empresa apresentará em setembro um cronograma de reuniões preparatórias para realização de um simulado, planejado para o mês de novembro, em caso de um rompimento hipotético da barragem. A ação contará com a participação de vários órgãos por meio de um plano de ação de resposta a desastres ou plano de gerenciamento de emergências, sob a supervisão do CBMMG, Defesa Civil e de membros do Comitê Cidade Resiliente de Patos de Minas.