Corpo de Bombeiros realiza solenidade de entrega do Espadim Dom Pedro II

Hoje (23), foi realizada na Academia de Bombeiros Militar (ABM), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), localizada no Complexo Pampulha, a Solenidade de Entrega do Espadim Dom Pedro II aos cadetes da turma Athus, do CFO I, que ingressaram na Corporação em 2019.

No evento, em um momento emocionante, os jovens militares receberam de seus padrinhos e madrinhas o Espadim, que acompanhará todos eles durante o período de formação militar.

O instrumento, constituído pela união harmônica do aço, ouro e marfim, é o símbolo da autoridade, da honra e da dignidade do cadete. Tem sua origem na Rússia, na época do Czar Alexandre Terceiro e era destinado aos príncipes do império para que estes os portassem até estarem aptos a exercer a função de comando. O Espadim Dom Pedro II constitui um conjunto de valores, ligado às vidas de seus detentores e demonstra, no cadete, a credibilidade da Corporação. Através dos tempos, rememora o legado histórico da arma e revive o gesto de sacrifício e de serviço excepcional dos precursores, em benefício da humanidade.

A arma leva o nome do Imperador que, em 1856, criou a primeira Corporação de bombeiros do Brasil e tornou-se, portanto, Patrono dos Corpos de Bombeiros militares do país.

Durante a solenidade, em seu discurso, o Comandante-Geral do CBMMG, Coronel Edgard Estevo da Silva, falou sobre a origem do nome da turma de Cadetes, chamada Athus, “que remete à sua origem grega e seu simbolismo de força, tradição, imponência, coragem, bravura e destreza”, destacou o Comandante. O Coronel enalteceu ainda a responsabilidade e os atributos para se tornar um soldado do fogo, destacando a importância da dedicação, compromisso, formação, capacitação e treinamento especializado para atender os diversos tipos de ocorrências.

Além da presença do Comandante-Geral, o evento contou com a participação do Chefe do Estado-Maior do CBMMG, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, militares da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Minas Gerais e representantes da Polícia Civil, da Defesa Civil, do Poder Judiciário e de Associações, dentre outras autoridades militares e civis.

Ao final da solenidade, foi realizado um desfile da Guarda de Honra e do Grupamento de Recipiendários, aberto pela Banda Sinfônica do CBMMG. Durante o tradicional fora de forma, comandado pelo Tenente Fabrício Cambraia, os cadetes formaram, na evolução, a bandeira de Minas Gerais.

Confira mais fotos da solenidade!