Corpo de Bombeiros participa de simulado de grande barragem em Paracatu

Entre os dias 13 e 16 de agosto, o 2º Pelotão em Paracatu, no noroeste mineiro, participou do exercício simulado de evacuação das áreas de auto salvamento das barragens da mineradora canadense Kinross. Os simulados foram realizados em atendimento à legislação de segurança de barragens, com o objetivo de fortalecer a prevenção e alinhar as ações da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, demais órgãos de segurança, mineradora e a comunidade.

A mineradora opera a mina Morro do Ouro, situada a poucos quilômetros da área urbana de Paracatu, extraindo aproximadamente 15t de ouro anualmente, sendo a maior produtora deste metal no país. No local, existem duas barragens de rejeito, a barragem de Santo Antônio, construída em 1987, com 483 milhões de m³ de capacidade, sendo que 399 milhões de m³ desse total são utilizados na barragem Eustáquio, que está em operação desde 2010, possuindo 750 milhões de m³ de capacidade, sendo que 143 milhões de m³ deste total são utilizados.

O método de construção das duas barragens é à jusante e linha de centro. Apesar da proximidade, as barragens estão situadas em uma cota mais baixa e em sentido oposto a área urbana da cidade, não alcançando essas áreas em caso de emergência. As áreas de auto salvamento estão localizadas na zona rural, onde vivem em torno de 1000 moradores distribuídos em 4 comunidades.

Foram realizadas várias reuniões entre os envolvidos para definição dos detalhes destes exercícios com participação ativa do 2º Pelotão. Representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), estiveram presentes no simulado de terça-feira e reforçaram que as barragens estão seguras e são avaliadas duas vezes ao ano pela referida Agência. Devido à grande extensão territorial, e para ficar mais didático, o simulado foi dividido em duas etapas.

A primeira etapa foi realizada na manhã de terça feira (13), nas Comunidades de Santa Rita e Machadinho e a segunda etapa foi realizada na tarde de sexta feira (16) abrangendo os povoados do Cunha e lagoa do Santo Antônio. O Exercício simulado foi conduzido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), com apoio do Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Policia Militar Rodoviária, Policia Ambiental, e representantes da mineradora e da comunidade. Foram instaladas sirenes na região, placas de sinalização e orientação dos pontos de encontro.

Ao ouvirem o som das sirenes, os moradores que participaram do exercício se deslocaram até o ponto de encontro mais próximo de suas residências e de lá foram levados para as sedes das comunidades. Nestes locais os cerca de 250 moradores receberam mais orientações e os exercícios foram encerrados.