Militares de Vespasiano realizam treinamento de resgate em espaço confinado

Na última segunda-feira (19), no 6º Pelotão, de Vespasiano, pertencente à área do Terceiro Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), foi ministrado um treinamento de resgate em espaço confinado.

A capacitação aconteceu em duas partes. A primeira foi teórica, abrangendo a legislação existente, NR 33, e aspectos como: o reconhecimento de um espaço confinado, os riscos, procedimentos e salvamento nesse local e ações a serem executadas caso haja uma ocorrência dessa natureza.

Atualmente, são recorrentes atendimentos a esse tipo de sinistro como, por exemplo, resgate de animais em cisterna e galerias.

No módulo prático, foram ensinadas técnicas de montagem do tripé de resgate, utilizando um sistema de redução de força, ancoragem emergencial para rapel de socorrista e triângulo de segurança para içamento.

Para aplicar as técnicas e conhecimentos abordados, foi realizada a simulação do resgate de uma vítima dentro de uma cisterna com 20 metros de profundidade.