Corpo de Bombeiros orienta servidores de Bom Despacho sobre primeiros socorros

Na manhã desta segunda feira (29/07), o Corpo de Bombeiros do Posto Avançado de Bom Despacho realizou uma palestra para os colaboradores do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da cidade.

Ao todo, 16 funcionários do Núcleo participaram da apresentação ministrada pelo Sargento Inácio, que durante 3 horas explanou sobre temas relacionados ao atendimento pré-hospitalar em uma escola da região.

A ideia da palestra surgiu dos próprios servidores, que sendo profissionais da área da saúde, sentiam-se inseguros ao se deparar com situações de emergência envolvendo vidas. Durante a apresentação foi abordado a importância desses profissionais estarem preparados para atuar a qualquer momento, não só no trabalho, mas também em casa, no lazer e no trânsito, tendo em vista que eles são referência para a população em geral.

Vale ressaltar que um leigo em primeiros socorros, ao se deparar com uma emergência médica, tende a procurar alguém que ele julga ser capaz de ajudá-lo. E é nessas horas que o servidor deve estar preparado para prestar bom atendimento, transmitindo tranquilidade aos envolvidos, além de prestar o devido socorro aos necessitados. Também foram repassados conhecimentos sobre como identificar e como proceder nos principais tipos de emergências que ocorrem em nosso município, como acidentes de trânsito, infartos, acidente vascular encefálico, convulsões e desmaios.

O evento foi bastante produtivo para os participantes, mas população certamente será a maior beneficiada, pois passará a contar com servidores mais qualificados para prestar um serviço cada vez mais eficiente.