5ª Cia Ind ministra curso de SCO para Brigadistas de áreas de preservação

Na última terça-feira (23) o Corpo de Bombeiros ministrou um curso de Sistema de Comando em Operações (SCO) no Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas/MG na intenção de afinar os conhecimentos da tropa. A atividade foi composta de uma instrução teórica na parte manhã, na qual foi conceituada a finalidade do SCO, bem como da implementação e utilização das suas ferramentas.

No período da tarde, os cerca de 30 alunos do curso, realizaram um simulado prático, levando em consideração um possível incêndio florestal na unidade de conservação. Estiveram à frente da atividade o Capitão Alysson, Comandante da Companhia Operacional da 5ªCompanhia Independente, bem como o Tenente Otacílio e o Sargento Dawison.

O curso contou com a participação dos brigadistas do MNE Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas e ainda, de integrantes do MNE Gruta do Maquiné em Cordisburgo, bem como do Parque Estadual Serra do Rola Moça, da APA Sul RMBH, da Cervejaria Ambev Sete Lagoas, da Siderúrgica Sete Gusa e de brigadistas voluntários.

Cabe destacar que áreas de preservação em todo Estado têm sido vítimas constantes de grandes incêndios florestais, especialmente em 2019, sendo extremamente relevante e importante para as instituições envolvidas estarem preparadas da melhor forma. O SCO é uma excelente ferramenta de gerenciamento, para todo tipo de evento, sendo frequentemente utilizada nos incêndios florestais, facilitando o emprego e mobilização dos recursos disponíveis, para um melhor e mais eficiente combate às chamas.