Bombeiros de Unaí realizam prevenção durante edição do caminho do sertão

Na primeira quinzena do mês de julho foi realizado a 6ª edição da caminhada denominada Caminho do Sertão, que percorreu cerca de 160 km pelo Noroeste de Minas Gerais e contou com participação de aproximadamente 70 caminhantes. O Corpo de Bombeiros participou da atividade por meio de ações de orientação e prevenção.

O evento tem como rota uma travessia no território que compreende o Parque Estadual de Sagarana e Parque Nacional Grande Sertão Veredas, indo do município de Arinos a Chapada Gaúcha, passando por distritos, comunidades quilombolas, povoados, situados no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu. Uma equipe da 2ª Companhia do 12º Batalhão de Bombeiros Militares (12º BBM) de Unaí realizou prevenção durante todo o evento, tendo em vista as condições do percurso.

O caminho é composto exclusivamente por estradas de terra e trilhas no meio da vegetação fechada, com trechos precários, muito arenosos, vegetação típica de cerrado que tornou o trajeto exaustivo e difícil de ser percorrido. Além disso, existia ainda o risco de acidentes com animais peçonhentos, extravio de caminhantes e traumas. Alguns trechos, que passam por comunidades rurais, são isolados e chegam a ter 80 km de distância da cidade mais próxima, o que requer logística e pessoal com conhecimento técnico em primeiro socorros e técnicas de salvamento para mitigação dos riscos em caso de alguma intercorrência.

O projeto é desenvolvido com apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Sebrae e visa promover o desenvolvimento sustentável regional da bacia do Rio Urucuia, no sentido de criar uma rota turística e fomentar o ecoturismo regional, fortalecendo e desenvolvendo as comunidades da região, trabalho que envolve do campo institucional, setor público e lideranças regionais. O projeto é baseado no livro Grande Sertão Veredas do escritor brasileiro João Guimarães Rosa, que quando escreveu o livro visitou a região do Noroeste Mineiro.