Quarto batalhão promove treinamento com cães

A iniciativa do Comando do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4ºBBM), em parceria com a Penitenciária José Edson Cavalieri - PJEC, de Juiz de Fora, tem por objetivo capacitar os militares no manejo de cães para as mais diversas atividades bombeiro militar.

O curso de “Aprendizagem animal, comportamento canino e emprego de cães de busca” teve duração de três dias, de 11 a 13 de julho, com instruções teóricas, na Sede do 4º BBM, e práticas, nas dependências da Penitenciária. Os vinte e nove militares tiveram uma base formada para adestramento inicial e manutenção do treinamento com cães. O treinamento foi ministrado pelos agentes penitenciários, Flavio Felizardo da Silva, Coordenador do Canil da PJEC, Carlos Eduardo Silva, Sub-Líder e Ronald Ferreira da Silva, auxiliar técnico.

Os servidores trabalham com realização de busca por drogas, segurança prisional, revista dos presos, dentre outras ações com cães, dentro da Penitenciária. Dentre as matérias ministradas, os militares puderam aprender o funcionamento do aprendizado para fins de farejamento, que pode ser utilizado nas ações de busca e salvamento de pessoa desaparecida e recuperação de cadáver, inclusive de corpos submersos ou enterrados. Uma ferramenta que poderá auxiliar sobremaneira os trabalhos dos bombeiros militares.