Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Novo documento garante avanços na integração entre Corpo de Bombeiros Militar e SAMU-BH

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Serviço Médico de Atendimento de Urgência (SAMU), deram mais um importante passo para a integração do Atendimento Pré-Hospitalar em Belo Horizonte. A assinatura de novo acordo entre os dois órgãos prevê formas de apoio mais ágil entre as equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros para os casos de evidente risco à vida.

O acordo também prevê a realização de treinamentos conjuntos entre Bombeiro e SAMU, bem como a meta de elaboração de um Plano Conjunto de Atendimento a Desastres. O documento conhecido como Diretriz 01 foi assinado na Sede do SAMU, nessa sexta-feira, (19/07). No ano de 2014, o CBMMG e o SAMU BH assinaram Termo de Cooperação Técnica que tinha como meta, principalmente, o combate ao envio duplicado de ambulâncias para uma mesma emergência.

Agora, no quinto ano de trabalhos integrados, as duas Instituições aperfeiçoaram os termos da integração pré-existente. Na prática, o novo documento cria mecanismos para a gestão dos chamados que entram tanto via 193 quanto 192. Agora, em casos de evidente risco de morte ou agravo à vida, a Central de Regulação do SAMU pode auxiliar os Bombeiros em ligações realizadas via tridígito 193, antecipando o envio de ambulâncias USB ou USA antes mesmo da chegada de equipes de emergência no local do chamado.

De acordo com o Coronel Anderson de Almeida, Comandante do Primeiro Comando Operacional de Bombeiros (1º COB), este é o primeiro passo para o aprimoramento do serviço de atendimento pré-hospitalar (APH) do Corpo de Bombeiros em Belo Horizonte. Paralelamente, a instituição já trabalha numa integração entre CBMMG e os Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento em Belo Horizonte, garantindo maior eficiência na transferência de pacientes das unidades de resgate para as unidades de pronto atendimento.

 

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta