5ª Cia IND promove palestra de conscientização sobre o período de estiagem

No dia 27 de junho, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou na sede da Gruta Maquiné, localizada na cidade de Codisburgo, em Minas Gerais, uma palestra de conscientização sobre o período de estiagem. A atividade reuniu cerca de 25 participantes, entre membros da brigada local, funcionários de empresas parceiras, moradores e fazendeiros da região.

A palestra, que integra as atividades propostas pela Quinta Companhia Independente (5ª Cia IND) para o período de estiagem de 2019, teve como objetivo central a conscientização da população local sobre a responsabilidade de cada integrante na prevenção de incêndios florestais.

Foram abordadas ainda algumas técnicas de combate a queimadas, ressaltando a importância motivacional de cada membro envolvido na atividade.

O Corpo de Bombeiros destaca que aproximadamente 99,1% das causas dos incêndios em vegetação são humanas. As ações, que podem ser imprudentes ou criminosas, vão de jogar uma guimba de cigarro próximo a rodovias a colocar fogo na vegetação de maneira proposital.

Em 2018, CBMMG atendeu a 10.810 ocorrências de incêndio florestal em todo o Estado. De janeiro a maio deste ano, o número chegou a mais de três mil.

Dicas de segurança:

• Não solte balões ou fogos de artifício perto de matas ou áreas rurais;
  • Não lance guimbas de cigarros acesos pelas janelas de veículos ou no chão em áreas rurais ou às margens de rodovias;
  • Evite o acúmulo de lixo em lotes vagos;
  • Ao realizar a capina de um lote vago, prefira ensacar os resíduos a realiza a queima destes.