Curso de Salvamento Terrestre capacita militares de Minas Gerais e outros Estados

No dia 28 de junho, foi concluído o 1º Curso de Salvamento Terrestre (CSTerr), realizado fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O CSTerr teve início em 03 de junho e foi realizado em Montes Claros pelo Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar (7° BBM), com apoio da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais (ABM).

A formatura ocorreu na sede do 7° BBM e contou com a presença dos Comandantes da ABM, do 4º COB, do 7° BBM, autoridades e apoiadores. Durante a cerimônia, ocorreu também uma homenagem ao ex-comandante do 7° BBM, Coronel BM QOR Antônio Miguel Ferreira, que sempre prestigia as atividades do Batalhão. A solenidade evidenciou a importância da capacitação profissional e interação entre as instituições e Estados da federação.

O curso foi ministrado por instrutores habilitados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e teve como ênfase promover a renovação dos conhecimentos e o aperfeiçoamento da tropa. Foram colocadas em prática atividades típicas de salvamento, como: contenção mecânica de animais peçonhentos, corte de árvore, retirada de vítimas em locais de difícil acesso, salvamento veicular, salvamento com o uso de escadas, técnicas de redução de força para içamento de cargas, escoramentos em situações de desmoronamento de terra, uso de macas em ambientes de espaços confinados, orientação com o uso de GPS, entre outras.

Os militares desenvolveram ainda habilidades de reconhecimento e gerenciamento de riscos, tais como as vivenciadas no rompimento da barragem em Brumadinho, bem como o uso correto das ferramentas, equipamentos e acessórios operacionais para cada natureza de ocorrências. Participaram do curso 30 militares das cidades de Montes Claros, Janaúba, Januária, Pirapora, Diamantina e Curvelo, além de dois militares dos Estados do Maranhão e Roraima.