Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Batalhão de Operações Aéreas realiza primeiro workshop de tripulantes operacionais

O nivelamento teve o objetivo de padronizar técnicas de salvamento, o uso de equipamentos e a criação de procedimentos operacionais padrão, que serão utilizados nas bases do BOA em todo o Estado. O workshop foi realizado nos dias 18 e 19 de junho, em Brumadinho.

As operações de resgate e salvamento realizadas pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) possuem especificidades que são aprendidas pelos tripulantes operacionais durante o curso de especialização. Mas, pensando sempre na segurança das operações de voo, o BOA realizou um nivelamento de informações e procedimentos entre os tripulantes operacionais de todas as suas bases. O objetivo principal do evento foi padronizar técnicas, equipamentos, operações e métodos de trabalho específicos realizados pelos tripulantes nas atividades de salvamento e resgate aéreo.

No evento, foram padronizadas as operações de rapel em aeronave, MacGuire, arborizado e o uso do guincho. Foram discutidos os tipos de corda a serem utilizados, o uso de descensores, os nós confeccionados, back-up de segurança, fraseologia de comunicação, os tipos de ancoragem e outros aspectos técnicos.

Antes do treinamento de cada procedimento foi realizada uma reunião para discutir como seriam as instruções, além dos testes que seriam executados. Posteriormente, os tripulantes realizaram as atividades práticas embarcados na aeronave e, logo após, uma nova reunião para confirmar os procedimentos e discutir os testes realizados.

O BOA do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) conta, atualmente, com três bases descentralizadas fora da sede em Belo Horizonte, sendo: Varginha, Montes Claros e Uberaba. A localização dessas bases no Estado de Minas Gerais, que possui grande território, possibilita uma melhor disponibilidade dos recursos logísticos pela Corporação, resultando na diminuição do tempo resposta das ocorrências.

Para o Comandante do BOA, Tenente-Coronel Alexandre Gomes Rodrigues, é importante que todos os tripulantes estejam alinhados em relação aos procedimentos. “Com o crescimento do BOA e a criação das bases descentralizadas é primordial sempre um nivelamento estadual das práticas adotadas. Assim, há o aumento da segurança nas operações e uma melhora no atendimento prestado a vítimas”.

Como produto final desse workshop haverá a publicação dos Procedimentos Operacionais Padrão, que serão sancionados pela Corporação como normas de conduta a serem adotadas nas unidades do BOA. Também, o evento serviu para o levantamento de informações a respeito dos melhores materiais a serem adquiridos pelo Batalhão para os trabalhos em altura nas aeronaves.

 

 

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta