Bombeiros de Barbacena promovem apresentação de salvamento veicular no Maio Amarelo

Corpo de Bombeiros Minas Gerais

Bombeiros militares da cidade de Barbacena realizaram no último domingo (12) uma apresentação de salvamento veicular em decorrência da campanha Maio Amarelo, voltada para prevenção de acidentes. A sexta edição do Maio Amarelo explora o tema: “No trânsito, o sentido é a vida”, aprovada pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na Resolução Nº 771, de 28 de fevereiro de 2019.

Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Como parte dos eventos da Campanha foi realizado na noite deste domingo (12), sob Coordenação do Corpo de Bombeiros e participação da Guarda Municipal, Setram e Senac, um simulado de acidente de trânsito, apresentado na 52ª Exposição agropecuária de Barbacena, na Arena principal do rodeio, com um público aproximado de 3 mil pessoas.

Na apresentação foram executadas técnicas de desencarceramento e extração de uma vítima presa às ferragens e atendimento pré-hospitalar em uma vítima ejetada do veículo acidentado. Na oportunidade foi possível sensibilizar o público presente sobre a importância da prevenção de acidentes no trânsito.

O Tenente Matheus, coordenador da equipe de salvamento, relatou que eventos como estes são importantes para conscientização da sociedade, quanto à prevenção de acidentes de trânsito. Uma sociedade consciente dos riscos e consequências de acidentes é extremamente importante para a mudança real de comportamento.