Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Academia de Bombeiros Militar tem novo comandante

Ao som da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros, foi iniciada a solenidade de Passagem de Comando, hoje (17/04), no Complexo Pampulha, marcando a troca de gestor da Academia de Bombeiros Militar (ABM).

Entre as autoridades presentes, destaque para o Secretário de Segurança Pública do Estado, General Mário Lúcio Alves de AraújoComandante-Geral do CBMMG, Coronel Edgard Estevo da Silva, o Chefe do Estado-Maior, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, entre outros militares.

Na solenidade, foi formalizado o ato solene de passagem do cargo de Comandante da Academia de Bombeiros Militar, do Coronel Cleberson Pereira Santos para a Coronel Kênia Prates Silva Maciel de Freitas. Em seguida, aconteceu o segundo ato solene de passagem do cargo de Comandante da ABM, da Coronel Kênia para o Coronel William da Silva Rosa.

Ao final do evento, os Ex-Comandantes da Academia receberam uma homenagem pelas mãos do Coronel Estevo e do Coronel William da Silva, como reconhecimento pelos excelentes serviços prestados. Também foram agraciados os familiares dos Comandantes que deixaram a direção da ABM.

ABM investindo cada vez mais na qualificação da tropa

Em 2018 a Academia de Bombeiros Militar (ABM) qualificou 555 militares por meio de uma gestão compartilhada com os Comandos Operacionais de Bombeiros (COB’s). Foram realizados 21 cursos de qualificação profissional, sendo nove na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e doze no interior do estado. O encerramento ocorreu com o Curso de Salvamento em Soterramentos Enchentes e Inundações (CSSEI), realizado pela ABM no município de Belo Horizonte, sendo finalizado no dia 13 de dezembro do mesmo ano.

A qualificação abrangeu oito áreas de atendimento operacional sendo elas: Salvamento Veicular, Salvamento Terrestre, Salvamento em Soterramentos Enchentes e Inundações, Salvamento em Alturas, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Produtos Perigosos, Combate a Incêndio Urbano e Combate a Incêndio Florestal. Ao todo, o CBMMG qualificou pelo menos 555 militares.

Academia mineira é referência em qualificação no Brasil

Acreditando na importância da integração com os Corpos de Bombeiros Militares dos demais estados brasileiros, o CBMMG qualificou também bombeiros militares dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Roraima, além de dois bombeiros da Polícia Federal de Buenos Aires, na Argentina. Dentro dessa integração, o CBMMG assume o compromisso de valorizar a política intersetorial, compartilhando os cursos de qualificação com os demais Corpos de Bombeiros Militares, por acreditar na importância do compartilhamento do conhecimento para o enriquecimento do aprendizado. Dessa maneira, busca-se avançar na excelência dos serviços prestados à sociedade.

 

Colaboração fotográfica: Sargento Felipe Santos e Júlio Silva (Fotógrafo)

Veja mais fotos da solenidade!

 

 

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta