CBMMG e SAMU realizam capacitação de atendimento a múltiplas vítimas

Corpo de Bombeiros Minas Gerais

Nos dias 09 e 10 de abril, o Décimo Batalhão (10º BBM) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), com sede em Divinópolis, e o Consórcio Intermunicipal da Rede Ampliada de Saúde Oeste promoveram um treinamento integrado visando a capacitação das suas respectivas equipes de resgate em atendimento a múltiplas vítimas.

Na parte da manhã, foram realizadas palestras com os seguintes temas:

- “Importância do bom planejamento no cenário de ocorrência”, proferida pela Major Karla Lessa, que também abordou sua experiência profissional neste tipo de atendimento, em especial, em Brumadinho;

- “Método START de triagem”, apresentada pelo Dr. Marco Aurélio Lobão, que é o Diretor Técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da região;

- E “Sistema de Comando de Operações”, lecionada pelo Tenente Henrique Joaquim, do 10º BBM.

No período da tarde, foi realizado um simulado de ocorrência envolvendo múltiplas vítimas. A cena montada foi a de um atropelamento em uma feira, causado por um motorista que, em virtude de uma crise convulsiva, teria perdido o controle do carro e atingido o público e feirantes. Em seguida, ele teria colidido com um micro-ônibus, havendo vazamento de gasolina. O evento contou com o apoio de alunos do curso de medicina da Universidade de Itaúna e equipes de maquiadores, criando um cenário realista.

O foco desta capacitação foi o aprimoramento técnico e a qualificação dos profissionais do CBMMG e do SAMU, além de realizar uma integração entre os órgãos que, com muita frequência, atuam juntos em ocorrências.