Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG realiza treinamento com cesto de salvamento

O cesto é um equipamento utilizado para realizar o salvamento de pessoas em locais de difícil acesso como incêndios, enchentes, matas ou cachoeiras. Ele fica acoplado no gancho da aeronave e tem capacidade para até quatro pessoas. Para aprimorar esse tipo de resgate, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) realizou dois treinamentos com o cesto, na Academia de Bombeiros Militar (ABM), nos dias 8 e 11 de abril de 2019.

Todo equipamento que é acoplado nas aeronaves modifica os aspectos da aeronavegabilidade e da segurança nas operações. O peso extra de equipamentos no gancho da aeronave modifica seu centro de gravidade e as funções dos tripulantes em voo. Por isso, é preciso realizar treinamentos com simulações. É necessário treinar o piloto para a retirada de cargas do solo, os tripulantes embarcados para auxiliar o piloto nas manobras com o cesto e o tripulante para cuidar das vítimas embarcadas. Este último precisa estar atento à segurança dos resgatados e à comunicação com a tripulação.

Os treinamentos dessa semana simularam duas vítimas ilhadas que foram resgatadas com o cesto. Na aproximação com esse equipamento e no embarque de pessoas, diversas coisas podem dar errado, como o cesto enganchar em algum obstáculo, fato que ocorreu em um resgate na cidade de São Paulo, em novembro do ano passado. O cesto enroscou enquanto a aeronave Águia fazia o salvamento de três pessoas ilhadas em uma enchente. O tripulante teve que cortar as malhas do cesto para desenroscá-lo de um caminhão. Dependendo da situação, esses incidentes podem até culminar na queda da aeronave, por isso, a importância dos treinamentos.