Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Corpo de Bombeiros e CIS-URG apresentam convênio de cooperação em Divinópolis

Ontem (24/01), na cidade de Divinópolis, localizada na região oeste do Estado, aconteceu uma coletiva de imprensa sobre o convênio de cooperação firmado entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para o Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG).

A parceria entre os órgãos, oficializada no dia 21 de dezembro de 2018, em Belo Horizonte, já traz benefícios à população. A iniciativa visa aumentar a integração e parceria entre o Corpo de Bombeiros e o CIS-URG. Equipes do CBMMG e do SAMU Oeste vão atuar de forma integrada para proporcionar ainda mais eficiência ao atendimento aeromédico de emergência, ampliando o serviço para a região centro-oeste do Estado.

No encontro com a imprensa, estiveram presentes o prefeito da cidade de Carmo do Cajuru e presidente do CIS-URG, Edson Vilela, o Comandante do BOA, Tenente-Coronel Alexandre Gomes Rodrigues, a oficial superior que responde pelo Comando do Décimo Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), Major Amanda Cristina Miranda, o chefe da Assessoria de Comunicação do CBMMG, Tenente Pedro Aihara, o superintendente regional de saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo, o secretário executivo do CIS-URG, José Márcio Zanardi, entre outras autoridades militares e civis.

Para o Tenente-Coronel Alexandre “o convênio entre o Corpo de Bombeiros e o CIS-URG proporciona um atendimento de emergência mais ágil e de qualidade à população mineira”. O Comandante ressaltou que é continua a busca por mais parceria em outras regiões, como: Teófoli Otoni, Diamantina, Uberlândia, Juiz de Fora e Barbacena. A intenção é expandir a cooperação para todo o Estado.

O Tenente Pedro Aihara destacou que a principal beneficiada com o convênio é a população mineira, já que a integração entre as equipes proporciona menor tempo de resposta às ocorrências, com isso, as vítimas são atendidas rapidamente. Ele frisou que, com a chegada das novas aeronaves ao Corpo de Bombeiros, Minas Gerais passará a ter o maior modelo aeromédico SUS do Brasil.

Ao final da coletiva de imprensa, aconteceu uma simulação que envolveu o Arcanjo, helicóptero do CBMMG, e uma ambulância do SAMU. A atividade demonstrou, de forma prática, como acontece a integração das equipes em um atendimento aeromédico de emergência.

Treinamento:

No final do mês de dezembro, sete médicos e dez enfermeiros de várias bases do SAMU Oeste participaram do treinamento de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), na sede do BOA, em Belo Horizonte. Teoria e prática foram repassadas aos participantes por profissionais qualificados, possibilitando novos conhecimentos e os capacitando para atuação em atendimentos com apoio aéreo.

Com informações da Ascom do CIS-URG

Fotos: Marlon Murça - BM5

alt

alt

alt

alt

alt

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta