CFO2 realiza curso de salvamento no Rio Paraopeba

Na última semana, a Academia de Bombeiros Militar (ABM) realizou atividade externa com a turma de cadetes do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Rio Paraopeba. A atividade teve o intuito de demonstrar e aplicar as técnicas aprendidas durante a disciplina de Salvamento Aquático em ambiente de rios e águas rápidas.

Durante a atividade, que contou com a participação de 55 discentes, diversas oficinas foram realizadas apresentando técnicas de locomoção em ambiente de águas correntes, procura de corpos em rios, salvamento de vítimas com o uso de sacos de arremesso, com o uso da técnica da isca viva, entre outros mecanismos de salvamento.

O cadete Leandro de Carvalho Rodrigues considerou a tarefa uma das mais marcantes em sua formação até o momento. “A atividade foi extremamente importante, uma vez que nos deu a oportunidade de aplicar conhecimentos e técnicas de salvamento aquático, aprendidas durante o curso. O exercício foi de grande valia para demonstrar aos discentes os riscos e as dificuldades encontrados durante uma situação real envolvendo rios e enchentes”, ponderou o militar.

Para o Tenente Fabrício Dalfior, instrutor da disciplina, o objetivo da atividade foi alcançado, pois demonstrou na prática as dificuldades encontradas pelas guarnições em ocorrências envolvendo enchentes e inundações. “A atividade propiciou experiências aos cadetes que não podem ser reproduzidas em piscinas. Isto aproximou ainda mais os futuros oficiais da realidade das ocorrências atendidas pelo CBMMG”, afirmou o oficial.