Bombeiros se capacitam em Estágio de Combate em Montanha

Na última semana de novembro, 12 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizaram o Estágio Básico do Combatente de Montanha (EBCM), realizado na Serra da Piedade em Caeté. O objetivo da capacitação é habilitar Oficiais e Praças a desempenhar as funções inerentes ao Escalador Militar.

O treinamento também visa contribuir para a formação de novos combatentes, habilitando-os a agir em ambiente operacional de montanha. Por esta razão, foram ministradas instruções de adaptação ao ambiente, resgate e primeiros socorros, técnicas de escalada e descida. Por fim, uma marcha em ambiente operacional de montanha.

O treinamento atendeu à demanda de instrução para 64 novos Combatentes de Montanha, integrantes de diversas Unidades da Federação. O Sargento Júlio, lotado no Batalhão de Operações Aéreas (BOA), afirmou que o estágio “oferece grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos, e fazer novas amizades com militares de todo o Brasil. Um intercâmbio sem igual de conhecimento e aprendizado.”

Para o Sargento Rubens Nery, a conclusão do estágio representa “a superação de limites. Cursos assim enriquecem tanto o profissional quanto o pessoal e certifica que somos capazes.”

Já para o Tenente Kaio César Damacena Silva, "o curso se revelou oportuno por apresentar a atividade de escalada militar de forma intensiva. Os novos recursos técnicos ensinados são fundamentais na aplicação da atividade fim, em ocorrências de salvamento em rochas, por exemplo. Além disso, os militares poderão ser multiplicadores da doutrina em questão, agregando conhecimento”, explicou o oficial.