Corpo de Bombeiros forma mais de mil bombeiros mirins

Na última sexta feira (30/11), aconteceu a esperada formatura dos Bombeiros Mirins em São José da Lapa, região Metropolitana de Belo Horizonte. Por ano, cerca de 100 alunos se formam no curso de Bombeiro Mirim e, aproximadamente, 1.500 alunos já receberam capacitação ao longo dos 15 anos da existência do projeto, iniciado em 2004.

A Bombeiros Instrumental Orquestra Show (Bios) e o mascote Foguinho foram os destaques do evento, que contou com a participação de Diretores de escola, Professores, Familiares, comunidade em geral, além de autoridades do município, com um público total de 700 participantes.

O projeto Bombeiro Mirim estabelecido no Município de São José da Lapa, existe desde 2004 e funciona por meio de convênio firmado entre o Corpo de Bombeiros, 3º Batalhão de Bombeiros (3ºBBM) e a Prefeitura Municipal de São José da Lapa. O município oferece recurso logístico e o Bombeiro Militar entra com a cessão de Profissional para desempenhar as atividades de ensino relacionadas ao desenvolvimento da cidadania e cultura da prevenção, junto às crianças participantes do projeto Bombeiro Mirim.

A formação do Bombeiro Mirim tem grade curricular específica e acompanha o calendário escolar anual. Ao longo de sua existência, já passaram mais de mil alunos, que já são cidadãos mais conscientes e preparados para as adversidades que a vida nos impõe.

Estes cidadãos em formação de hoje, tem grande potencial para contribuir com a segurança e proteção pessoal, além de poderem difundir o que aprenderam em sua capacitação como Bombeiro Mirim, no seio familiar e social, criando, portanto, uma sociedade mais forte e resiliente.