Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Corpo de Bombeiros inaugura o Memorial dos heróis

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou na manhã da última quarta-feira (04/07), a inauguração do “Memorial dos Heróis”. O evento teve por finalidade imortalizar os 53 bombeiros militares que faleceram durante atuação operacional.

Construído próximo à entrada principal da Academia de Bombeiros Militar (ABM), o memorial possui significado artístico por se tratar de uma obra imponente. Robson Emerick de Azevedo, idealizador do projeto, explica que a arte buscou representar a grandiosidade da bravura desses heróis. Os movimentos geométricos e harmônicos da peça em aço corten, representam os quatro elementos essenciais à sobrevivência humana: água, ar, fogo e a terra, que em movimento de equilíbrio são produção de vida.

A arte encravada em uma base de granito com uma torre de extremidades assimétricas recebeu plaquetas em aço inox, contendo os nomes dos militares e as datas que sucumbiram na atividade de bombeiro militar desde o ano de 1930, data do primeiro óbito.

O Chefe do Estado-Maior, Coronel Edgard Estevo da Silva destacou a importância do memorial: “Este momento é prova de que os bravos integrantes desta corporação se comprometem a oferecer mais do que sangue, suor e lágrimas se preciso for. Se comprometem ao sacrifício máximo, em prol do seu semelhante. Um sacrifício de inspiração milenar. Nesta data de 4 de Julho, e no prédio símbolo da origem de nosso CBMMG, mais uma página é escrita na história de nossa Corporação. Uma página de muito destaque, por registrar fisicamente os nomes da cada um dos bravos Bombeiros Militares, cujos feitos devem permanecer de maneira indelével na mente de cada novo integrante” comentou Coronel Estevo.

Para familiares, amigos e colegas presentes na solenidade, especialmente aqueles que presenciaram a época o fatídico acidente dos bombeiros militares imortalizados, ficou a certeza de que suas memórias jamais serão apagadas dos anais.

Assim, o Comando do Corpo de Bombeiros buscou resgatar a sua história e essência, para fortalecer sua identidade, com a criação do dia dos militares que faleceram em serviço, denominado “Dia do Herói”, a ser celebrado no dia 04 de julho.

O Presidente da Confraria do Fogo, Coronel do Quadro de Oficiais Reformados, Antônio Miguel Ferreira, nominou os companheiros mortos sob seu comando, levando muitos presentes às lágrimas, vindo na sequência a execução do toque de Silêncio.

Frase atribuída ao memorial:

“Eles combateram o bom combate em alma e coragem. Seus exemplos incendeiam os corações dos companheiros que ficaram.”

alt

alt

alt

alt

alt

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta