Curso de Salvamento em Altura prepara militares para atividades específicas

Algumas atividades executadas pelo Corpo de Bombeiros exigem técnica e perícia, não apenas para salvar, como também para não colocar a própria vida em risco. E é por isso que os militares permanentemente passam por capacitações. O Curso de Salvamento em Altura (CSALT) 2018 é mais uma oportunidade de qualificação oferecido pela Academia de Bombeiros Militar (ABM).

Iniciado há três semanas, ocorre na modalidade presencial, com intensidade maior de exigência física e psicológica. Tendo iniciado com 31 militares e permanecendo o turno com 22 alunos atualmente.

A partir da 3ª semana, o curso iniciou uma fase técnica onde os alunos aprendem técnicas de salvamento e auto resgate, com foco nas ações e especificidade dos sistemas montados para realizar busca e salvamento.

Essa semana foi marcada por instruções como adaptação e operações em guindaste tipo grua, rapel em cachoeira e montagem de tirolesa, no tripé, em área remota, adaptação e operações em torre de alta tensão. Os militares treinaram também montagem de sistema técnico de equilíbrio fácil (STEF), transposição de macas e mudança de direção e rota, além de atividades de salvamento de vítima em tentativa de auto extermínio em diversos cenários: prédio, arco de ponte, passarela de pedestre e guarda-corpo de ponte, com diversidade de montagem de sistemas, acesso e abordagem às vítimas.

O curso terminará no dia 13 de julho, tendo na última semana, a finalização do curso com a metodologia de salvamento em montanha. Terá ainda a abertura com um seminário de palestras técnicas sobre a atividade, bem como atividades na Serra do Cipó e Serra de Igarapé. Para o Capitão Rafael Neves Cosendey, coordenador do curso, “o CSALT é um curso de ouro, onde o militar se forja um verdadeiro resgatista das alturas”, comentou o instrutor do curso.