4º BBM ministra curso de incêndio florestal para militares do Exército Brasileiro

O Quarto Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), sediado em Juiz de Fora, no Território Mata, realizou, na primeira quinzena de junho, treinamento de brigada de incêndio florestal para militares das Unidades do Exército Brasileiro do município.

Ao todo, três turmas, em um total de 60 militares, receberam o treinamento, que teve instruções de Combate a Incêndio Florestal e Primeiros Socorros.

O curso foi dividido em dois dias, o primeiro foi realizado com ênfase no combate a incêndio florestal, sendo ministrado conteúdos teóricos e práticos de confecção de aceiro e de técnicas de combate a incêndio.

No segundo dia, os militares do Exército Brasileiro receberam instrução de Primeiros Socorros, com foco nos atendimentos decorrentes de inalação de fumaça e queimaduras.

Todos os anos, durante o período de estiagem, os incêndios em vegetação são recorrentes nos Territórios Mata e Vertentes. Em 2017, foram atendidas, em Juiz de Fora, 613 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo 505 registros somente no período de estiagem, que compreende os meses de abril a outubro.

Visando a atuação conjunta entre órgãos, o treinamento visa padronizar as ações e a metodologia em ocorrências de incêndios florestais.