Bombeiros em Ubá participam da Campanha Lote limpo, lote seguro

O 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), por meio da 2ª Companhia e demais frações, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente, Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, Polícia Militar de Meio Ambiente, Ministério Público, sociedade civil e demais órgãos, estão promovendo a campanha "Lote limpo, lote seguro" na cidade Ubá. A finalidade é conscientizar os proprietários de lotes vagos a manterem seus imóveis sempre limpos e não utilizar fogo para a limpeza de suas áreas.

Ganham as comunidades com a melhoria da qualidade do ar, a diminuição das doenças do trato respiratório e diminuição da emissão de gases do efeito estufa, além da contribuição para a não proliferação de focos de dengue.

A campanha visa ainda a redução do empenho do CBMMG em ocorrências de queimadas e liberação dos recursos operacionais para atendimento a outras demandas emergenciais. Contribui também para a segurança do próprio cidadão, uma vez que estes lotes podem ser utilizados para a prática de crimes e ocultação de produtos de furto/roubo, entorpecentes, etc).

1ª Brigada de Prevenção e Combate a Incêndio de Araponga

Como parte da iniciativa de promover as ações de Proteção e Defesa Civil no período de estiagem, o 3º Pelotão de Bombeiros em Viçosa, em parceria com o Parque Estadual Serra do Brigadeiro - PESB e a Prefeitura de Araponga estão promovendo a formação da 1ª Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

O curso terá duração de dois dias e oferecerá aulas teóricas e práticas, com o objetivo de capacitar funcionários públicos e voluntários para atuar, principalmente, nas fases de prevenção e combate aos incêndios Florestais no entorno da unidade de conservação e em ações de apoio à unidade dos Bombeiros.

Durante a campanha, serão instalados alguns outdoors nos municípios da área de articulação da 2ª Companhia de Bombeiros Militar (2ª Cia). Ações de vistoria também estão previstas, conjuntamente com a Defesa Civil, para conscientizar a população dos prejuízos causados e alertar que a prática é crime ambiental previsto na Lei Federal 9.605/96.