Pelotão de Nova União realiza simulado em barragem de rejeito

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do Pelotão de Nova União, participou da preparação e execução do primeiro simulado em barragem de rejeito de mineração da mina de Brucutu. A represa é gerenciada pela empresa Vale S. A. na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, Território Metropolitano.

Na oportunidade, aproximadamente 60 profissionais, entre funcionários da Vale, Defesas Civis estadual e municipal, Polícia Militar, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, participaram da realização do evento. Além do treinamento com os profissionais envolvidos, a população também recebeu orientação sobre o processo de evacuação em direção ao Ponto de Encontro na comunidade de Vargem da Lua, zona rural do município de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Aproximadamente, 74% dos moradores da área potencialmente atingida conseguiram fazer o deslocamento para local seguro em cerca de 20 minutos, depois do acionamento das sirenes de alerta de rompimento.

Após o término do simulado, foi realizado um debate sobre o que precisa ser melhorado para se atingir a excelência na preservação de vidas e bens das pessoas diretamente envolvidas em um eventual desastre.