Academia de Bombeiros Militar realiza mais uma edição do curso Emergência Kids

Na manhã do último sábado (9/6), a Academia de Bombeiros Militar (ABM) realizou o curso “Emergência Kids”, com o objetivo de ofertar para a população instruções práticas sobre acidentes que ocorrem com crianças e bebês no ambiente doméstico.

A capacitação ocorre todos os anos e é uma resposta positiva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias (CBMMG) aos inúmeros atendimentos que a Corporação realiza envolvendo crianças no ambiente doméstico. Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes ocorridos em casa são a principal causa de morte de crianças até 14 anos no Brasil. Cerca de 90% desses acidentes podem ser evitados ou ter suas consequências atenuadas por ações preventivas e por um pronto atendimento básico.

Criado em 2016, o curso “Emergência Kids” é ministrado pelos Cadetes do Corpo de Bombeiros Militar a pais ou responsáveis por crianças e bebês, tendo por objetivo promover a defesa civil e a cultura de prevenção de acidentes.

Nesta terceira edição, aproximadamente 100 pessoas, divididas em três oficinas, receberam instruções planejadas de forma a tornar o entendimento fácil e dinâmico.

As oficinas trabalharam temáticas extremamente importantes, como: a obstrução de vias aéreas por corpo estranho, parada cardiorrespiratória (PCR) em lactente, afogamentos, queimaduras e intoxicações.

As crianças que compareceram ao evento puderam participar da oficina Kids, com atividades lúdicas de exibição de filme, teatro de fantoche, realização de fotos com equipamentos do Corpo de Bombeiros e passeio de viatura.