BEMAD realiza treinamento em emergências com Produtos Perigosos

Qualificar e especializar seus integrantes. Esses foram os objetivos de um treinamento realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), no período de 26 a 30 de janeiro. A atividade foi coordenada pelo Pelotão de Operações com Produtos Perigosos e finalizado com um simulado no Parque de Exposições de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.

O treinamento, com duração de 40 horas, foi desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas e voltado para a divulgação da forma de atuação do Pelotão, durante o atendimento a ocorrências com os chamados "Produtos Perigosos", ou seja, materiais químicos, biológicos, radiológicos e explosivos.

Todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula foram testados em um simulado no estacionamento do Parque de Exposições de Betim, com a montagem de um ambiente bem próximo de um acionamento real, reproduzindo um acidente entre um carro e um caminhão carregado com produto químico. Este foi o cenário para que os militares desenvolvessem uma sequência de ações como o isolamento da área, identificação do produto, descontaminação e atendimento às vítimas feridas ou intoxicadas. Um dos equipamentos usados na simulação foi uma tenda móvel para descontaminação importada da República Tcheca e adquirida pelo Corpo de Bombeiros em 2013.

Participaram do treinamento 31 militares, dentre eles, integrantes do BEMAD e de Batalhões de Belo Horizonte e Contagem, do Gate/PMMG e Aeronáutica, além de um representante da Defesa Civil de Betim e dois funcionários de empresas participantes do Plano de Auxílio Mútuo de Betim/Ibirité.

Batalhão Especializado

O BEMAD foi implantado em novembro do ano passado para atuar em situações complexas de incêndios florestais, buscas e salvamentos em desmoronamentos e soterramentos, ocorrências com cães adestrados, produtos perigosos, enchentes e inundações. Em todo o Brasil, apenas 12 estados têm projetos semelhantes.

O Batalhão tem um efetivo aproximado DE 125 bombeiros, com treinamento diferenciado e que tem servido de referência para treinamentos de corporações de outros estados como Espírito Santo e Sergipe, além de militares das Forças Armadas.

Bombeiros realizam  treinamento com roupões de nível A  Bombeiros realizam  treinamento para combater as chamas  Bombeiros realizam  treinamento com novas tendas de descontaminação