Ipatinga – Unidade de Ipatinga é elevada à Companhia Independente

Uma solenidade realizada na manhã dessa quarta-feira (04/11) marcou a elevação da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, em Ipatinga, no Vale do Aço, à condição de Companhia Independente. A mudança representa uma conquista para o município, para o Corpo de Bombeiros e para a população que passa a contar com uma melhor estrutura de atendimento.

A Unidade será comandada pelo capitão Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes. Na situação de Companhia Independente, deixa de ser subordinada ao 6º Batalhão de Bombeiros, com sede em Governador Valadares e passa a dispor de autonomia logística e orçamentária e aumento do número de bombeiros militares. A Companhia Independente de Ipatinga passa a ser responsável pelo atendimento a 86 municípios, com seis pelotões subordinados: Ipatinga, Coronel Fabriciano, Caratinga, Itabira, Timóteo e Manhuaçu.

Compareceram à solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Luiz Henrique Gualberto, a prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta, além de autoridades civis e militares.

O Corpo de Bombeiros Militar está presente em Ipatinga desde 22 de junho de 1978, à época, ainda vinculada à Polícia Militar, como 1ª Seção de Combate a Incêndio.

Plano de Comando

A elevação da Companhia de Ipatinga é uma das ações previstas no Plano de Comando 2015/2026, dentro do programa principal Expansão do Atendimento que tem por objetivo aumentar a presença da corporação no estado. Este programa está sendo executado por meio de quatro subprogramas: criação e elevação de unidades, mobilidade urbana e proteção ao meio ambiente.