Período Chuvoso - 3º COB realiza primeiro treinamento de resposta a desastres

O 3º Comando Operacional de Bombeiros (3º COB) promove, no período de 8 a 19 de dezembro, o Treinamento de Salvamento em Soterramentos, Enchentes e Inundações (TSSEI) e o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas Nível Leve (BREC). O objetivo dos treinamentos é integrar os diversos órgãos que atuam na resposta a essas ocorrências e padronizar os procedimentos de resposta.

Os treinamentos foram motivados pelo grande aumento no número dessas ocorrências nas regiões da Zona da Mata, Campos das Vertentes e Sul de Minas, áreas de atuação do 3º Comando Operacional e do 4º Batalhão de Bombeiros Militar. A atividade também busca fomentar as ações de proteção e defesa civil, por meio preparação para o período chuvoso 2014/2015. Os cursos vão capacitar Bombeiros Militares e órgãos apoiadores, no atendimento aos desastres. A ideia é que seja formada uma equipe multidisciplinar de emergências ambientais e resposta a desastres, pela criação do Grupamento de Busca e Salvamento – GBS.

Coordenação

Os cursos está sendo desenvolvidos com base nas teorias da gestão e administração de desastres orientadas pela ONU e estabelecidas como critérios de execução, padronizados pela Internacional Search And Rescue Advisory Group – InSARAG, grupo consultivo de busca e resgate que presta assessoria às Nações Unidas para grandes catástrofes mundiais.

Outro foco do curso é a ferramenta gerencial denominada Sistema de Comando em Operações – SCO, mecanismo norte-americano para gerenciamento de grandes eventos adversos, de desastres de qualquer natureza e origem. Esta doutrina ensina as equipes de busca e salvamento a coordenar e organizar seu trabalho de resposta às emergências de uma única forma, padronizando os procedimentos e utilizando uma mesma linguagem.

Estão sendo treinados 40 bombeiros militares, além de integrantes do Exército, PMMG, Samu-JF e Defesa Civil Municipal.

Durante o período chuvoso essas técnicas poderão ser empregadas