2° Cia Ind de Barbacena comemora 32 anos

Na última terça-feira (20/11), a 2ª Companhia Independente de Barbacena comemorou 32 anos de instalação do Corpo de Bombeiros na cidade. No evento, foram homenageados os bombeiros destaques operacionais e administrativos, bem como parceiros e amigos do Corpo de Bombeiros.

Além destes, foram homenageados também o Tenente-Coronel Emerson Ramalho dos Santos, atual comandante do 4º BBM de Juiz de Fora e o primeiro comandante da 2ª Cia Ind, além do Coronel Ferreira.

Em seu pronunciamento, o Coronel Ferreira enalteceu a atuação do Corpo de Bombeiros e diretamente à tropa disse que: " Estamos em pouco mais de 80 cidades no Estado e devemos dedicar inteiramente à nossa missão constitucional, atuando com muita técnica, principalmente nos serviços de proteção e defesa civil, pois a população espera sempre uma resposta eficiente dos Bombeiros Militares", disse o Comandante.

A unidade é presidida atualmente pelo Coronel Sérgio José Ferreira, Comandante do Terceiro Comando Operacional de Bombeiros, a qual a unidade está subordinada.

A unidade

O Corpo de Bombeiros de Barbacena foi inaugurado em 20 de novembro de 1986, pelo então Governador Hélio Garcia e na gestão do Prefeito Professor Lídio Nusca, que teve o cuidado de instalar a Fração numa área mais centralizada e de fácil acesso às diversas rodovias que circundam a cidade.

Na época, a unidade pertencia ao Segundo Grupamento de incêndio, localizado na cidade de Contagem. Posteriormente, em 1994, passou a pertencer ao 4º Batalhão de Bombeiros, situado na cidade de Juiz de Fora. Em 2015, foi elevada a Companhia Independente.

Seu atual Comandante é o Major Maycom Elias Alfim, também barbacenense, tendo sob seu comando mais de 200 militares, divididos em duas companhias; uma instalada na sede de Barbacena, tendo como subordinação também o pelotão de São João Del Rei e a outra é sediada na cidade de Conselheiro Lafaiete que possui ainda um Posto Avançado em Congonhas, este instalado no final de 2018.

Com uma média de 700 ocorrências atendidas por mês, a Unidade destaca-se como uma das principais do Estado, atuando com eficiência, diminuindo o tempo resposta, estando sempre presente ao lado do cidadão e da sociedade mineira.