Centro de Atividades Técnicas comemora 10 anos

Em comemoração ao 10º aniversário do Centro de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), foi realizado, nesta quarta-feira (07/11), no prédio Alterosas, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, a celebração de uma década de atendimentos à população mineira.

O evento contou com a presença do Chefe do Estado Maior do CBMMG, Coronel Edgard Estevo da Silva e de autoridades militares do estado. Durante a solenidade, o Coronel Estevo, ressaltou que é muito importante destacar o trabalho de cada integrante deste Centro e que claramente nota o serviço de qualidade destes militares.

Na ocasião, o Tenente-Coronel Farley Rocha Soares, atual Chefe do CAT, enalteceu o trabalho feito pelos chefes antecessores e ressaltou que percebe o visível comprometimento da tropa no atendimento ao público, demonstrado nas ações de prevenção, ressaltando sua profunda gratidão a todos os integrantes da Unidade.

A inauguração do retrato do Tenente-Coronel Alexandre Gomes Rodrigues (Chefe do Centro de Atividades Técnicas, de 05 de janeiro de 2017 a 03 de janeiro de 2018) na galeria de ex-Comandantes do CAT, também marcou a solenidade. A fotografia comporá a galeria de Comandantes que já passaram pelo Centro nesses 10 anos de criação. “Sinto-me honrado de estar nesta galeria”, comentou o Chefe substituído, no ato de descerramento da foto.

O Centro de Atividades Técnicas

Previsto pela lei complementar estadual nº 54/1.999, o Centro de Atividades Técnicas (CAT) possuía, originalmente, as atribuições de pesquisar, analisar, planejar, normatizar, exigir e fiscalizar o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico.

Em 2002, através do decreto 42.546, o CAT se transformou em diretoria de atividades técnicas, cujas atividades e estrutura foram regulamentadas pela resolução nº169/2005.

Foi somente em 17 de outubro de 2008, através do decreto 44.924, que se instituiu, a atual estrutura do Centro de Atividades Técnicas, concebido como unidade vinculada à Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e sendo responsável pela tramitação e execução da análise dos processos de segurança contra incêndio e pânico de toda a região metropolitana de Belo Horizonte.

Atualmente, o Centro de Atividades Técnicas é a unidade responsável, na RMBH, pela emissão e renovação de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), pela análise e aprovação do sistema de prevenção e combate a incêndio e pelo cadastramento de profissionais e empresas responsáveis pela comercialização, instalação, manutenção e conservação dos aparelhos de prevenção contra incêndio e pânico.